sábado, 24 de setembro de 2011

Pacotinho de SEDA com música HOJE



A festa de encerramento da 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste acontece hoje (24/09), a partir das 20h, na Vila das Artes. O Pacotinho de SEDA, como é conhecida, traz artistas do Ceará, Paraíba e Maranhão para compor a programação musical. A entrada é gratuita.

O Pacotinho começa ao som do DJ Lenildo e DJ Rorix. A banda Jazzeira Trio (CE) abre as apresentações tocando clássicos de grandes compositores da música brasileira, além de canções autorais. Em seguida, Bahkti (CE) mostra seu trabalho. A The Good Garden (CE) traz o som do blues.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Plenária Final traz representantes políticos para a construção de propostas para o audiovisual N/NE

Nesta sexta-feira (23/09), será realizada a Plenária Final da 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste, de 17h30 às 19h, na Vila das Artes. Para a ocasião estão confirmadas as presenças do secretário de cultura do Ceará, professor Pinheiro (PT/CE), da secretária de cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, do deputado Lula Morais (PCdoB) e do vereador Guilherme Sampaio (PT/CE). Além dos representantes políticos, também comparecerão os agentes de cultura envolvidos com o setor. Na oportunidade, será apresentada a construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil.


O audiovisual não se limita apenas a cinema e vídeo, mas abrange tecnologias contemporâneas, como conteúdos digitais, música, TV, animação etc. Entre as principais demandas da área estão socializar as produções para a população, ou seja, torná-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício e outros temas de semelhante relevância.


O debate, aberto ao público, representa uma boa oportunidade de os interessados apontarem as necessidades e sugerir soluções para que os representantes políticos possam pensar melhor sobre o tema e fazer algo efetivo a respeito. É mais um passo.


Serviço

O quê? Plenária Final: construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil.

Quando? 23 de setembro

Que horas? De 17h30 às 19h

Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)

Aberto ao público

--

Blog: http://seda-nne.blogspot.com/

Twitter: @SEDAN_NE

Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste

e-mail: sedacomunicacao@gmail.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Plenária Final da SEDA apresenta construção de propostas para o audiovisual N/NE

Secretário de cultura do Ceará, professor
Pinheiro / Foto: divulgação
A 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste realiza painéis com o objetivo de discutir soluções para a auto-sustentabilidade do setor nessas duas regiões. Na próxima sexta-feira (23/09), de 17h30 às 19h, vai acontecer a Plenária Final, onde será apresentada a construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil. Na ocasião, além dos agentes culturais, produtores e cineastas, estarão presentes o secretário de cultura do Ceará, professor Pinheiro (PT/CE), o deputado Lula Morais (PCdoB/CE) e o vereador Guilherme Sampaio (PT/CE). Aberto à participação da população, o debate será na Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221 – Centro – Fortaleza/CE).

Articulação do audiovisual independente no N/NE; Políticas Públicas Audiovisual Brasil; Cineclubismo no N/NE; e Articulando Redes e Projetos Audiovisuais foram os temas puxados pelos agentes do setor no período de 19 a 22 de agosto. Agora, eles serão colocados em pauta na Plenária Final.

O audiovisual não se limita apenas a cinema e vídeo, mas abrange tecnologias contemporâneas, como conteúdos digitais, música, TV, animação etc. Entre as principais demandas da área estão socializar as produções para a população, ou seja, torná-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício e outros temas de semelhante relevância.


Serviço
O quê? Plenária Final: construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil.
Quando? 23 de setembro
Que horas? De 17h30 às 19h
Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)
Aberto ao público

--
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste
e-mail: sedacomunicacao@gmail.com

Agentes do audiovisual reúnem-se para formar propostas hoje às 14h

Uma reunião para discutir propostas e ações para o setor Audiovisual. Esse foi um dos resultados do painel Cineclubismo Norte-Nordeste, realizado ontem na SEDA N/NE.
Hoje, às 14h, os agentes do audiovisual vão se reunir no Vila das Artes para formular propostas a serem apresentadas na plenária final da SEDA N/NE, que acontece amanhã e contará com as presenças do Secretário de Cultura do Estado, Professor Pinheiro, e do deputado estadual, Lula Morais. Nomes como Vitor Grilo, Carol Vieira, Andrea Saraiva e Samir Raoni, vão estar presentes no encontro.

E ontem?

Andrea Saraiva (Ação Economia Viva), Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura), Carol Vieira (Fórum de Audiovisual do Ceará) e Salvino Lobo (Cineclube Gastrô) falaram sobre editais, ativismo cultural, cineclubes de bairros e interiores. Samir Raoni (PA) também contribuiu para a discussão, apresentando a Rede Norte de Cineclube.
Um dos últimos pontos levantados durante a tarde foi a questão da sustentabilidade do exibidor de filmes. Andrea Saraiva pontuou a realidade do audiovisual brasileiro, incluindo cinemas e cineclubes. "O grande problemas que encontramos no Brasil, não é a falta de realizadores e nem de financiamento, mas sim, a distribuição e exibição do material, além dos mecanismos e paradigmas de políticas públicas, que devem ser revistos", anunciou Andrea, propondo posteriormente, que mais espaços de cineclubes sejam criados.

Logo depois, a Mostra N/NE exibiu os filmes BREGA S/A e Raimundo dos Queijos.



Hoje

Na programação de hoje, além da reunião às 14h, teremos o painel Articulando redes e projetos audiovisuais às 17h30, como Samir Raoni (Casarão Cultural Floresta Sonora/PA), Annadia Leite (Imerso Produções/CE), Mannuela Costa (UFPE) e Giancarlo Galdino (Coletivo Natora/PB). Pessoas de várias cantos do norte e nordeste desse Brasil, juntos para debater e propor redes de articulação para o audiovisual.

Imperdível, não é mesmo

No quesito oficinas, iniciaremos hoje a de Still - registro fotográfico da realização audiovisual, com Marcelo Holanda; a de Produção de Áudio para Cinema, com Giancarlo Galdino. A oficina de Edição Básica em Final Cut terá continuidade hoje, com Marina Mapurunga. Já a oficina de Roteiro e Captação encerra hoje. A turma irá apresentar um curta produzido em sala de aula.

Painel de Abertura da SEDA N/NE

Cineclubismo em pauta

Políticas Públicas para o audiovisual nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil foram o grande tema do Painel de ontem (21). Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura), Gerardo Damasceno (Acartes) e Duarte Dias (ACCV/ABD-CE) discutiram, em uma rodada de conversa, o tema com foco nas experiências da própria plateia, composta por amadores e profissionais.

A discussão será em torno de cineclubes.
Temos como convidados Carol Vieira (Fórum Audiovisual do Cearà), Salvino Lobo (Cineclube Gastrô/Cineclube Expresso Br), Andrea Saraiva e Rodrigo Bouillet (Cine Mais CulturaRJ).

Confira a transmissão:

Pacotinho de SEDA recheado de música

Escurinho / Foto: Divulgação
A festa de encerramento da 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste será no próximo sábado (24/09), a partir das 20h, na Vila das Artes. O Pacotinho de SEDA, como é conhecida, traz artistas do Ceará, Paraíba e Maranhão para compor a programação musical. A entrada é gratuita.

O Pacotinho começa ao som do DJ Lenildo e DJ Rorix. A banda Jazzeira Trio (CE) abre as apresentações tocando clássicos de grandes compositores da música brasileira, além de canções autorais. Em seguida, Bahkti (CE) mostra seu trabalho. A The Good Gardem (CE) traz o som do blues.

Criolina / Foto: Airton Valle
Radicado em João Pessoa, o pernambucano Escurinho apresenta no Pacotinho de SEDA sua poesia urbana de caráter social, numa fusão de rítmos que vai do coco de embolada ao rock. Com participação do cearense Isaac Cândido, o público vai poder curtir a apresentação da Caravana Maranhão com Nosly Marinho, Glad Azevedo, César Nascimento e Criolina. A festa acaba como começou: com DJ Lenildo e DJ Rorix. A garantia é de diversão.

Serviço

O quê? Pacotinho de SEDA (festa de encerramento da SEDA N/NE)
Quando? 24 de setembro
Que horas? A partir de 20h
Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)
Quanto? Grátis

Quer saber mais?
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste

Hoje: Cineclubismo no Norte-Nordeste


A SEDA N/NE continua hoje com uma programação para quem gosta de cineclubes. Quem nunca assistiu um filme em uma faculdade,curso de cinema, casa cultural ou em qualquer outro espaço hein?

Pois bem, a rodada de paineis traz hoje o tema Cineclubismo no Norte-Nordeste. A partir das 17h30, estarão presentes para discutir o tema, Carol Vieira (CNC, Forum de Audiovisual/CE); Salvino Lobo (Cineclube Gastrô/Cineclube Expresso Br); e Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura/RJ).

Rodrigo Bouillet
Um dos diretores da Associação Cultural Tela Brasilis que, desde 2003, realiza mensalmente na Cinemateca do MAM-RJ sessões do cineclube de mesmo nome. Através da associação, organizou a Coordenação Geral da fase Nacional do Seminário “Circuito em Construção – Seminários Estaduais Para a Auto-Sustentabilidade Cineclubista”. Escreveu ensaios e artigos para revistas e catálogos de mostras de cinema, além de ter participado de júris de festivais e vários debates sobre cineclubismo. Rodrigo é ainda, Diretor-Administrativo da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ, Ago2006-Abr2007); Diretor-Geral da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ, Abr2007-Ago2008).Desde setembro de 2008 é Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura (MinC).

Vai perder esse painel? Não acredito! Vem! Começa às 17h30, no Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221, Centro.

Confira o que vai rolar ainda hoje:


Programação de Oficinas SEDA N/ NE
Horário: 14h às 17h

Roteiro e Captação
Dias 20, 21 e 22 de setembro
Facilitador: Gerardo Damasceno
Mini-currículo: Diretor do Ponto de Cultura Academia de Ciências e Artes - Acartes, diretor do longa “Poço da Pedra” (2011), Fortaleza/CE.

Edição Audiovisual Básica em Final Cut
Dias 21 e 23 de setembro
Facilitadora: Marina Mapurunga
Diretora, montadora, continuísta, técnica e desenhista de som, com especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE.

Trilha Sonora com Pick up’s
Dias 20 e 21 de setembro
Facilitador: DJ Doido
Integrante da Comunidade da Rima, atua ativamente no movimento hip hop, Fortaleza/CE

Programação da Mostra de Filmes SEDA N/ NE
Horário: a partir das 20h
Dia 21 de setembro - MOSTRA N/NE

Brega S/A
(Direção: Vladimir Cunha, Gustavo Godinho (PA)_ Documentário. Duração 59min)
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.

Janela do Madeira
(Direção: Felipe Carrelli, Leila Lobato Graef (AM) _Documentário. Duração 13min50seg)
Algumas pessoas olham a vida passar. Outras passam pela vida sem ver. O cotidiano de Nova Olinda do Norte: A Janela do Madeira.

Raimundo dos Queijos
(Direção: Victor Furtado (CE) _Documentário. Duração 16min)
Um oásis de gente revela outro lado da vida no centro da cidade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Propostas de colaboração e organização no setor audiovisual na Abertura da SEDA N/NE



Na tarde de ontem, 19 de setembro, a programação da SEDA N/NE foi iniciada com o painel Articulação do Audiovisual Independente no N/NE. Samir Raoni (PA), Vitor Grilo e Lenildo Gomes levantaram várias questões que poderiam proporcionar uma melhor situação e visibilidade para o audiovisual independente, como uma colaboração entre os profissionais e a participação em discussões públicas sobre a cultura, como o Conselho e Fórum Municipal. "O desafio nosso, enquanto representante de um movimento artístico, é aproveitar esse momento pra mudar. Valorizar o coletivo. Pensar uma forma de tornar as produções acessíveis àqueles que não têm acesso à internet. Como esses filmes vão chegar a lugares do país que nem energia elétrica tem? O significado da palavra independente é muito forte. Mas do quê a gente não quer depender?", questionou Lenildo Gomes.

Dessa forma, Vitor Grilo alertou para o momento que estamos vivendo. "A perspectiva da rede tem que ser pertinente, tem que atravessar as discussões. Estamos num momento de popularização dos meios de comunicação. Não dá pra dizer que todos têm acesso, ao contrário, estamos ainda distantes, mas é uma possibilidade que começa a existir. E já temos que pensar a respeito. A gente tem a possibilidade de quebrar um pouco com os sistemas “peritos”. Tornar o conhecimento possível para outros. Aquele que tem o dom e os outros. Que seja uma construção para todos. Que os caras que têm o conhecimento se proponham a ensinar".

Essas e outras questões foram levantadas no primeiro dia de atividades da SEDA N/NE, da mesma forma, a programação da Mostra de Filmes também foi aberta. Com a exibição do longa "Remanescentes da Sombra", de Alex Pizzano (RR).

Confira a cobertura fotográfica na nossa página no Facebook

Programação de hoje (20 de setembro)


Logo no começo da tarde, às 14h, teremos as oficinas de Roteiro e Captação (com Gerardo Damasceno, da Acartes)e de Trilha Sonora com Pick up´s (com DJ Doido).
Lembrando que toda a programação da SEDA N/NE acontece no Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221 - Centro.

Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual nas regiões norte e nordeste do Brasil, nesta terça-feira, de 17h30 às 19h, a SEDA N/NE vai realizar o painel “Políticas Públicas Audiovisual Brasil”, na Vila das Artes. Na ocasião, estarão presentes Gerardo Damasceno (ACARTES/CE); Duarte Dias (ACCV/ABD-CE); Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura/RJ); e Rosemberg Cariry (Cineasta e escritor, APROECE). Além dos profissionais, o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT/CE) também estará presente na discussão.

Entre as principais demandas do audiovisual estão: socializar as produções para a população, ou seja, torna-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício; a sustentabilidade do setor; entre outras coisas de semelhante relevância. O debate é aberto ao público. Participe!

Já às 20h, quem estiver no Vila vai poder conferir o primeiro dia de Mostra N/NE, com a exibição dos filmes MIVA (da Mostra Internacional de Videodança na Amazônia) e Estrada para Ythaca (de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Abertura da SEDA N/NE ao vivo!

Watch live video from vitorgrilo on www.justin.tv

Começa hoje SEDA N/NE

Para o primeiro, dos seis dias de atividades da SEDA N/NE, nós teremos um encontro super interessante para discutirmos a produção audiovisual independente e também o início da Mostra de Filmes.


Programe-se!



A Articulação do Audiovisual Independente no N/NE será debatido hoje, na abertura da SEDA N/NE, às 17h30, no Vila das Artes. Para apresentar o tema, teremos como convidados Samir Raoni (Tuxáua da RedeNorte de Cineclubes), Vitor Grilo (diretor de criação da 1Bando) e Lenildo Gomes (coordenador da Vila das Artes/CE).

Na programação de hoje, além do painel, teremos a Mostra de Filmes, com Lançamento DF5

Remanescente das Sombras

(Direção : Alex Pizzano (Boa Vista /RR) _Ficção. Duração 1h45min.)

O filmes fala de uma caçada humana que já dura há mais de 60 anos. A Cidade é Boa Vista, capital de Roraima. Um criminoso de guerra, uma transformação. Um sangrento confronto entre forças da Policia Federal e uma poderosa organização criminosa de proporções internacionais.