sábado, 10 de setembro de 2011

Debate sobre políticas para o audiovisual independente é destaque no lançamento da SEDA N/NE

Gerardo Damasceno, Vitor Grilo e Samir Raoni (no telão) /
Foto: 1Bando
Com o painel “A Produção Audiovisual Independente no Norte/Nordeste do Brasil e suas perspectivas em uma sociedade em rede”, aconteceu, na última sexta-feira (09/09), o lançamento da 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste (SEDA N/NE), no auditório do Dragão do Mar. O tema foi debatido por Vitor Grilo (diretor de criação da 1Bando, frente de design e audiovisual da Rede Ceará de Música); Gerardo Damasceno (tuxaua e diretor do ponto de cultura da Academia de Ciências e Artes - Acartes) e Samir Raoni (tuxaua, representante da Comissão Paraense de Pontos de Cultura/GT Audiovisual e do Casarão Cultural Floresta Sonora/PA). Este último estava em Belém e falou através de videoconferência.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Amanhã: lançamento!


Foto: SEDA de Boa Vista e Manaus - MASSA COLETIVA

É amanhã galera!

Lançamento da Primeira Semana do Audiovisual Norte Nordeste do Circuito Fora do Eixo. Na pauta, a produção audiovisual independente em uma sociedade em rede.
Para falar sobre esse tema, a organização e seus colaboradores irão trazer figuras bem interessantes, profissionais e pensadores sobre a área.

Vamos conhecer mais sobre alguns desses convidados?


Vitor Grilo
Além de designer, videomaker e fotógrafo, é diretor de criação da 1Bando, frente de design e audiovisual da Rede Ceará de Música (Redecem), ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo. Vitor atua constantemente em produções audiovisuais de eventos culturais, como o ForCaos, a Feira da Música e o Ponto.CE.

Samir Raoni
Produtor Cultural, Oficineiro de Web-Ativismo-Digital e Produção. Também é representante da Comissão Paraense de Pontos de Cultura no GT Audiovisual e do Casarão Cultural Floresta Sonora no Pará.


Serviço

O que? Lançamento da 1ª Semana do Audiovisual Norte-Nordeste (SEDA N /NE)
Quando? 09/09/2011
Que horas? 18h às 20h
Onde? Auditório do Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Quanto? Programação gratuita

--
Blog: http://seda-nne.blogspot.com/
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste
e-mail: sedacomunicacao@gmail.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lei do Audiovisual está para ser sancionada: o que você acha disso?

A lei que regulamenta o setor de audiovisual no Brasil está na espera de ser sancionada pela presidente Dilma Roussef. Se aprovada, a medida possibilitará o crescimento da produção de conteúdo no País. Alguns profissionais projetam o dobro de atividade.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Audiovisual do Estado de São Paulo, Roberto Moreira, a lei corre pouco risco de não ser aprovada, pois o projeto é fruto de um acordo dentro de toda a cadeia produtiva do setor.
Entre outras ações da lei, está a criação de cotas para veiculação de programação nacional nos canais de televisão estrangeiros e a abertura de TV por assinatura para as operadoras de telefonia e empresas de capital estrangeiro.

A criação dessas cotas está gerando polêmica entre os profissionais da produção audiovisual independente. Dê a sua opinião, tanto em nosso blog quanto estando presente no lançamento da SEDA N/NE, dia 09 de setembro, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, às 18h.
Para discutirmos e refletirmos, teremos uma mesa intitulada “A Produção de Audiovisual Independente no Norte-Nordeste do Brasil e suas perspectivas em uma sociedade em rede”, com a presença de grandes nomes da área.
Venha conferir!

SERVIÇO:
Lançamento SEDA N/NE - Prévia do Ponto.CE
9 de Setemebro às 18 hrs
Auditório do Dragão do Mar
Entrada Gratuita

Rede Olhar Brasil: Você sabia?

O programa Olhar Brasil foi concebido na perspectiva de superar as dificuldades enfrentadas por produtores independentes localizados fora dos grandes centros de produção do Centro-sul do país.

A política apóia a produção audiovisual independente com a disponibilização gratuita, para realizadores audiovisuais, de equipamentos, suporte técnico e a realização de atividades de aprimoramento profissional.

Formado por uma rede de cooperação audiovisual, o programa reúne 11 estados brasileiros que se interligam a partir de pontos com infra-estrutura de produção em tecnologia digital, chamados de Núcleos de Produção Digital. Os Núcleos também têm atuação em educação audiovisual e, em inédita parceria no campo das políticas públicas, realizam convergência entre produtores, poder público e mercado, nas esferas estadual e regional.

Cada Núcleo é norteado por um modelo de gestão com a participação das entidades parceiras e de representantes da produção independente local. Os núcleos têm um plano de ação, que será avaliado 24 meses após sua implantação.

Forma de Seleção de Projetos - Via edital

Parcerias – Secretaria do Audiovisual e governos estaduais do Acre, Goiás, Piauí, Pará e Alagoas, governos municipais de Aracaju, Fortaleza, Belo Horizonte, Curituba e Salvador, além da Universidade Federal da Paraíba.

Para mais informações, visite http://www.cultura.gov.br/blogs/rede_olhar_brasil

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/09/rede-olhar-brasil/