terça-feira, 20 de setembro de 2011

Propostas de colaboração e organização no setor audiovisual na Abertura da SEDA N/NE



Na tarde de ontem, 19 de setembro, a programação da SEDA N/NE foi iniciada com o painel Articulação do Audiovisual Independente no N/NE. Samir Raoni (PA), Vitor Grilo e Lenildo Gomes levantaram várias questões que poderiam proporcionar uma melhor situação e visibilidade para o audiovisual independente, como uma colaboração entre os profissionais e a participação em discussões públicas sobre a cultura, como o Conselho e Fórum Municipal. "O desafio nosso, enquanto representante de um movimento artístico, é aproveitar esse momento pra mudar. Valorizar o coletivo. Pensar uma forma de tornar as produções acessíveis àqueles que não têm acesso à internet. Como esses filmes vão chegar a lugares do país que nem energia elétrica tem? O significado da palavra independente é muito forte. Mas do quê a gente não quer depender?", questionou Lenildo Gomes.

Dessa forma, Vitor Grilo alertou para o momento que estamos vivendo. "A perspectiva da rede tem que ser pertinente, tem que atravessar as discussões. Estamos num momento de popularização dos meios de comunicação. Não dá pra dizer que todos têm acesso, ao contrário, estamos ainda distantes, mas é uma possibilidade que começa a existir. E já temos que pensar a respeito. A gente tem a possibilidade de quebrar um pouco com os sistemas “peritos”. Tornar o conhecimento possível para outros. Aquele que tem o dom e os outros. Que seja uma construção para todos. Que os caras que têm o conhecimento se proponham a ensinar".

Essas e outras questões foram levantadas no primeiro dia de atividades da SEDA N/NE, da mesma forma, a programação da Mostra de Filmes também foi aberta. Com a exibição do longa "Remanescentes da Sombra", de Alex Pizzano (RR).

Confira a cobertura fotográfica na nossa página no Facebook

Programação de hoje (20 de setembro)


Logo no começo da tarde, às 14h, teremos as oficinas de Roteiro e Captação (com Gerardo Damasceno, da Acartes)e de Trilha Sonora com Pick up´s (com DJ Doido).
Lembrando que toda a programação da SEDA N/NE acontece no Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221 - Centro.

Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual nas regiões norte e nordeste do Brasil, nesta terça-feira, de 17h30 às 19h, a SEDA N/NE vai realizar o painel “Políticas Públicas Audiovisual Brasil”, na Vila das Artes. Na ocasião, estarão presentes Gerardo Damasceno (ACARTES/CE); Duarte Dias (ACCV/ABD-CE); Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura/RJ); e Rosemberg Cariry (Cineasta e escritor, APROECE). Além dos profissionais, o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT/CE) também estará presente na discussão.

Entre as principais demandas do audiovisual estão: socializar as produções para a população, ou seja, torna-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício; a sustentabilidade do setor; entre outras coisas de semelhante relevância. O debate é aberto ao público. Participe!

Já às 20h, quem estiver no Vila vai poder conferir o primeiro dia de Mostra N/NE, com a exibição dos filmes MIVA (da Mostra Internacional de Videodança na Amazônia) e Estrada para Ythaca (de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário