quinta-feira, 20 de outubro de 2011
SEDA Porto Alegre
Mais informações no blog da SEDA Porto Alegre.
http://sedaportoalegre.wordpress.com
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Animação feita com desenho
Music Group
Saiba mais como foi feito esse trabalho bem bacana conferindo o making off!
sábado, 24 de setembro de 2011
Pacotinho de SEDA com música HOJE

A festa de encerramento da 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste acontece hoje (24/09), a partir das 20h, na Vila das Artes. O Pacotinho de SEDA, como é conhecida, traz artistas do Ceará, Paraíba e Maranhão para compor a programação musical. A entrada é gratuita.
O Pacotinho começa ao som do DJ Lenildo e DJ Rorix. A banda Jazzeira Trio (CE) abre as apresentações tocando clássicos de grandes compositores da música brasileira, além de canções autorais. Em seguida, Bahkti (CE) mostra seu trabalho. A The Good Garden (CE) traz o som do blues.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Plenária Final traz representantes políticos para a construção de propostas para o audiovisual N/NE
O audiovisual não se limita apenas a cinema e vídeo, mas abrange tecnologias contemporâneas, como conteúdos digitais, música, TV, animação etc. Entre as principais demandas da área estão socializar as produções para a população, ou seja, torná-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício e outros temas de semelhante relevância.
O debate, aberto ao público, representa uma boa oportunidade de os interessados apontarem as necessidades e sugerir soluções para que os representantes políticos possam pensar melhor sobre o tema e fazer algo efetivo a respeito. É mais um passo.
Serviço
O quê? Plenária Final: construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil.
Quando? 23 de setembro
Que horas? De 17h30 às 19h
Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)
Aberto ao público
--
Blog: http://seda-nne.blogspot.com/
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/
e-mail: sedacomunicacao@gmail.com
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Plenária Final da SEDA apresenta construção de propostas para o audiovisual N/NE
![]() |
Secretário de cultura do Ceará, professor Pinheiro / Foto: divulgação |
Articulação do audiovisual independente no N/NE; Políticas Públicas Audiovisual Brasil; Cineclubismo no N/NE; e Articulando Redes e Projetos Audiovisuais foram os temas puxados pelos agentes do setor no período de 19 a 22 de agosto. Agora, eles serão colocados em pauta na Plenária Final.
O audiovisual não se limita apenas a cinema e vídeo, mas abrange tecnologias contemporâneas, como conteúdos digitais, música, TV, animação etc. Entre as principais demandas da área estão socializar as produções para a população, ou seja, torná-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício e outros temas de semelhante relevância.
Serviço
O quê? Plenária Final: construção de propostas para a cadeia produtiva do audiovisual no Norte/Nordeste do Brasil.
Quando? 23 de setembro
Que horas? De 17h30 às 19h
Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)
Aberto ao público
--
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste
e-mail: sedacomunicacao@gmail.com
Agentes do audiovisual reúnem-se para formar propostas hoje às 14h
Hoje, às 14h, os agentes do audiovisual vão se reunir no Vila das Artes para formular propostas a serem apresentadas na plenária final da SEDA N/NE, que acontece amanhã e contará com as presenças do Secretário de Cultura do Estado, Professor Pinheiro, e do deputado estadual, Lula Morais. Nomes como Vitor Grilo, Carol Vieira, Andrea Saraiva e Samir Raoni, vão estar presentes no encontro.
E ontem?
Andrea Saraiva (Ação Economia Viva), Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura), Carol Vieira (Fórum de Audiovisual do Ceará) e Salvino Lobo (Cineclube Gastrô) falaram sobre editais, ativismo cultural, cineclubes de bairros e interiores. Samir Raoni (PA) também contribuiu para a discussão, apresentando a Rede Norte de Cineclube.
Um dos últimos pontos levantados durante a tarde foi a questão da sustentabilidade do exibidor de filmes. Andrea Saraiva pontuou a realidade do audiovisual brasileiro, incluindo cinemas e cineclubes. "O grande problemas que encontramos no Brasil, não é a falta de realizadores e nem de financiamento, mas sim, a distribuição e exibição do material, além dos mecanismos e paradigmas de políticas públicas, que devem ser revistos", anunciou Andrea, propondo posteriormente, que mais espaços de cineclubes sejam criados.
Logo depois, a Mostra N/NE exibiu os filmes BREGA S/A e Raimundo dos Queijos.

Hoje
Na programação de hoje, além da reunião às 14h, teremos o painel Articulando redes e projetos audiovisuais às 17h30, como Samir Raoni (Casarão Cultural Floresta Sonora/PA), Annadia Leite (Imerso Produções/CE), Mannuela Costa (UFPE) e Giancarlo Galdino (Coletivo Natora/PB). Pessoas de várias cantos do norte e nordeste desse Brasil, juntos para debater e propor redes de articulação para o audiovisual.
Imperdível, não é mesmo
No quesito oficinas, iniciaremos hoje a de Still - registro fotográfico da realização audiovisual, com Marcelo Holanda; a de Produção de Áudio para Cinema, com Giancarlo Galdino. A oficina de Edição Básica em Final Cut terá continuidade hoje, com Marina Mapurunga. Já a oficina de Roteiro e Captação encerra hoje. A turma irá apresentar um curta produzido em sala de aula.
Cineclubismo em pauta
A discussão será em torno de cineclubes.
Temos como convidados Carol Vieira (Fórum Audiovisual do Cearà), Salvino Lobo (Cineclube Gastrô/Cineclube Expresso Br), Andrea Saraiva e Rodrigo Bouillet (Cine Mais CulturaRJ).
Confira a transmissão:
Pacotinho de SEDA recheado de música
Escurinho / Foto: Divulgação |
O Pacotinho começa ao som do DJ Lenildo e DJ Rorix. A banda Jazzeira Trio (CE) abre as apresentações tocando clássicos de grandes compositores da música brasileira, além de canções autorais. Em seguida, Bahkti (CE) mostra seu trabalho. A The Good Gardem (CE) traz o som do blues.
![]() |
Criolina / Foto: Airton Valle |
Serviço
O quê? Pacotinho de SEDA (festa de encerramento da SEDA N/NE)
Quando? 24 de setembro
Que horas? A partir de 20h
Onde? Vila das Artes (R. 24 de maio, 1221 - Centro)
Quanto? Grátis
Quer saber mais?
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste
Hoje: Cineclubismo no Norte-Nordeste

A SEDA N/NE continua hoje com uma programação para quem gosta de cineclubes. Quem nunca assistiu um filme em uma faculdade,curso de cinema, casa cultural ou em qualquer outro espaço hein?
Pois bem, a rodada de paineis traz hoje o tema Cineclubismo no Norte-Nordeste. A partir das 17h30, estarão presentes para discutir o tema, Carol Vieira (CNC, Forum de Audiovisual/CE); Salvino Lobo (Cineclube Gastrô/Cineclube Expresso Br); e Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura/RJ).
Rodrigo Bouillet
Um dos diretores da Associação Cultural Tela Brasilis que, desde 2003, realiza mensalmente na Cinemateca do MAM-RJ sessões do cineclube de mesmo nome. Através da associação, organizou a Coordenação Geral da fase Nacional do Seminário “Circuito em Construção – Seminários Estaduais Para a Auto-Sustentabilidade Cineclubista”. Escreveu ensaios e artigos para revistas e catálogos de mostras de cinema, além de ter participado de júris de festivais e vários debates sobre cineclubismo. Rodrigo é ainda, Diretor-Administrativo da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ, Ago2006-Abr2007); Diretor-Geral da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ, Abr2007-Ago2008).Desde setembro de 2008 é Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura (MinC).
Vai perder esse painel? Não acredito! Vem! Começa às 17h30, no Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
Confira o que vai rolar ainda hoje:
Programação de Oficinas SEDA N/ NE
Horário: 14h às 17h
Roteiro e Captação
Dias 20, 21 e 22 de setembro
Facilitador: Gerardo Damasceno
Mini-currículo: Diretor do Ponto de Cultura Academia de Ciências e Artes - Acartes, diretor do longa “Poço da Pedra” (2011), Fortaleza/CE.
Edição Audiovisual Básica em Final Cut
Dias 21 e 23 de setembro
Facilitadora: Marina Mapurunga
Diretora, montadora, continuísta, técnica e desenhista de som, com especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE.
Trilha Sonora com Pick up’s
Dias 20 e 21 de setembro
Facilitador: DJ Doido
Integrante da Comunidade da Rima, atua ativamente no movimento hip hop, Fortaleza/CE
Programação da Mostra de Filmes SEDA N/ NE
Horário: a partir das 20h
Dia 21 de setembro - MOSTRA N/NE
Brega S/A
(Direção: Vladimir Cunha, Gustavo Godinho (PA)_ Documentário. Duração 59min)
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.
Janela do Madeira
(Direção: Felipe Carrelli, Leila Lobato Graef (AM) _Documentário. Duração 13min50seg)
Algumas pessoas olham a vida passar. Outras passam pela vida sem ver. O cotidiano de Nova Olinda do Norte: A Janela do Madeira.
Raimundo dos Queijos
(Direção: Victor Furtado (CE) _Documentário. Duração 16min)
Um oásis de gente revela outro lado da vida no centro da cidade.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Propostas de colaboração e organização no setor audiovisual na Abertura da SEDA N/NE

Na tarde de ontem, 19 de setembro, a programação da SEDA N/NE foi iniciada com o painel Articulação do Audiovisual Independente no N/NE. Samir Raoni (PA), Vitor Grilo e Lenildo Gomes levantaram várias questões que poderiam proporcionar uma melhor situação e visibilidade para o audiovisual independente, como uma colaboração entre os profissionais e a participação em discussões públicas sobre a cultura, como o Conselho e Fórum Municipal. "O desafio nosso, enquanto representante de um movimento artístico, é aproveitar esse momento pra mudar. Valorizar o coletivo. Pensar uma forma de tornar as produções acessíveis àqueles que não têm acesso à internet. Como esses filmes vão chegar a lugares do país que nem energia elétrica tem? O significado da palavra independente é muito forte. Mas do quê a gente não quer depender?", questionou Lenildo Gomes.
Dessa forma, Vitor Grilo alertou para o momento que estamos vivendo. "A perspectiva da rede tem que ser pertinente, tem que atravessar as discussões. Estamos num momento de popularização dos meios de comunicação. Não dá pra dizer que todos têm acesso, ao contrário, estamos ainda distantes, mas é uma possibilidade que começa a existir. E já temos que pensar a respeito. A gente tem a possibilidade de quebrar um pouco com os sistemas “peritos”. Tornar o conhecimento possível para outros. Aquele que tem o dom e os outros. Que seja uma construção para todos. Que os caras que têm o conhecimento se proponham a ensinar".
Essas e outras questões foram levantadas no primeiro dia de atividades da SEDA N/NE, da mesma forma, a programação da Mostra de Filmes também foi aberta. Com a exibição do longa "Remanescentes da Sombra", de Alex Pizzano (RR).
Confira a cobertura fotográfica na nossa página no Facebook
Programação de hoje (20 de setembro)
Logo no começo da tarde, às 14h, teremos as oficinas de Roteiro e Captação (com Gerardo Damasceno, da Acartes)e de Trilha Sonora com Pick up´s (com DJ Doido).
Lembrando que toda a programação da SEDA N/NE acontece no Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221 - Centro.
Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual nas regiões norte e nordeste do Brasil, nesta terça-feira, de 17h30 às 19h, a SEDA N/NE vai realizar o painel “Políticas Públicas Audiovisual Brasil”, na Vila das Artes. Na ocasião, estarão presentes Gerardo Damasceno (ACARTES/CE); Duarte Dias (ACCV/ABD-CE); Rodrigo Bouillet (Cine Mais Cultura/RJ); e Rosemberg Cariry (Cineasta e escritor, APROECE). Além dos profissionais, o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT/CE) também estará presente na discussão.
Entre as principais demandas do audiovisual estão: socializar as produções para a população, ou seja, torna-la acessível; o direito de propriedade intelectual em caráter vitalício; a sustentabilidade do setor; entre outras coisas de semelhante relevância. O debate é aberto ao público. Participe!
Já às 20h, quem estiver no Vila vai poder conferir o primeiro dia de Mostra N/NE, com a exibição dos filmes MIVA (da Mostra Internacional de Videodança na Amazônia) e Estrada para Ythaca (de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti).
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Começa hoje SEDA N/NE
Programe-se!

A Articulação do Audiovisual Independente no N/NE será debatido hoje, na abertura da SEDA N/NE, às 17h30, no Vila das Artes. Para apresentar o tema, teremos como convidados Samir Raoni (Tuxáua da RedeNorte de Cineclubes), Vitor Grilo (diretor de criação da 1Bando) e Lenildo Gomes (coordenador da Vila das Artes/CE).
Na programação de hoje, além do painel, teremos a Mostra de Filmes, com Lançamento DF5
Remanescente das Sombras
(Direção : Alex Pizzano (Boa Vista /RR) _Ficção. Duração 1h45min.)
O filmes fala de uma caçada humana que já dura há mais de 60 anos. A Cidade é Boa Vista, capital de Roraima. Um criminoso de guerra, uma transformação. Um sangrento confronto entre forças da Policia Federal e uma poderosa organização criminosa de proporções internacionais.
sábado, 17 de setembro de 2011
Abertura da SEDA N/NE com Samir Raoni
A solenidade se dará com a realização do painel Articulação do Audiovisual Independente no N/NE. Para apresentar o tema, teremos como convidados Samir Raoni (fundador do Cine Refazenda), Vitor Grilo (diretor de criação da 1Bando) e Lenildo Gomes (coordenador da Vila das Artes/CE).

Samir Raoni é idealizador-criador do Cine Refazenda, oficineiro de Web-Ativismo-Digital e Produção Audiovisual em software livre, pelos projetos Pontão de Cultura Rede Juvenil, Caravana Digital, RedeCom e Samaúma – Produção Audiovisual.
Desde 2010 é representante do GT Audiovisual da Comissão Paraense de Pontos de Cultura (CPPC) e no mesmo ano, foi premiado Tuxaua da Rede Norte de Cineclubes pelo Ministério da Cultura. Samir é ainda, pesquisador de Histórias de Vida (Documentarista) pelo Brasil Memória em Rede, Centro de Memória e Museu da Pessoa.
Atualmente é gestor do Ponto de Gestão Compartilhada do Circuito Fora do Eixo, composto pelo Tripé Casarão Cultural Floresta Sonora, Movimento Curupira Antenado e Circuito Polifônico, tendo 14 frentes e 14 pontos de linguagens do interior em processo de integração.
Mais sobre Raoni: http://samiraoni.wordpress.com/
http://www.flickr.com/photos/samiraoni/3728703648/in/photostream
SEDA N/NE
Painel: Articulação do Audiovisual Independente no N/NE
Dia 19/set, a partir das 17:30
Local: Auditório da Vila das Artes
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
SEDA N/NE traz painel sobre cineclubismo no Norte/Nordeste do Brasil
o Norte/Nordeste do Brasil.
Cineclube - entidade que reúne apreciadores de cinema, para fins de estudo, debate ou lazer, e onde se exibe filmes de interesse cultural.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Diversidade na Mostra de Filmes SEDA N/NE

Durante os seis dias de programação da SEDA N/NE, serão exibidos nove filmes e quatorze videoclipes.
As temáticas são super variadas. Dança, guerra, vida urbana, música e tecnologia são assuntos abordados nas produções selecionadas para representar o audiovisual das regiões Norte e Nordeste durante o evento.
Confira a programação:
Dia 19 de setembro - Lançamento DF5
Remanescente das Sombras
(Direção : Alex Pizzano (Boa Vista /RR) _Ficção. Duração 1h45min.)
Uma caçada humana que já dura mais de 60 anos. Um Criminoso de Guerra, uma transformação. Cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, no palco, parágrafo. Um sangrento confronto entre forças da Policia Federal e uma poderosa organização criminosa de proporções internacionais.
Dia 20 de setembro - Mostra N/NE
MIVA
(MIVA (AM). Duração 40min.)
A Mostra Internacional de Videodança na Amazônia - MIVA - é o desdobramento do processo vivenciado pelo Coletivo Difusão, através de seu grupo de estudos, criado em 2008, voltado para a investigação, mapeamento e produção de trabalhos artísticos localizados no território da arte e mediações tecnológicas, a Videodança. Tendo realizado três edições da Mostra de Videodança do Amazonas o Coletivo Difusão busca expandir o diálogo entre os diversos produtores dessa nova vertente artística, estendendo o seu alcance ao nível internacional.
Estrada para Ythaca
(Direção: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti _ Aventura. Duração 70min)
Quatro amigos em luto decidem, após uma noite de bebedeira, fazer uma viagem até a cidade natal do amigo falecido.
Dia 21 de setembro - MOSTRA N/NE
Janela do Madeira
(Direção: Felipe Carrelli, Leila Lobato Graef (AM) _Documentário. Duração 13min50seg)
Algumas pessoas olham a vida passar. Outras passam pela vida sem ver. O cotidiano de Nova Olinda do Norte: A Janela do Madeira.
Raimundo dos Queijos
(Direção: Victor Furtado (CE) _Documentário. Duração 16min)
Um oásis de gente revela outro lado da vida no centro da cidade.
Brega S/A
(Direção: Vladimir Cunha, Gustavo Godinho (PA)_ Documentário. Duração 59min)
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.
Dia 22 de setembro - MOSTRA DF5
Remixofagia - Alegorias de uma revolução
(Casa da Cultura Digital (SP)_ Documentário. Duração 15min50seg)
Tecnologia é algo que vive dentro dos seres humanos e suas culturas. Existe uma força independente que vive dentro da cultura, e a cultura expressa essa força, e essa força expressa cultura. Elas são como o Yin e o Yang, em sua relação todo o tempo.
O Estranho
(Diretor:Alex Pizzano (RR) _ Ficção. Duração 10min.)
O Estranho é um filme de curta-metragem que busca trazer a tona questionamentos e reflexões existenciais do homem na sociedade moderna. Este curta traz, à luz da arte cinematográfica, os conflitos da existência e identidade humana lançados à ficção, colocando em extremos o banal e gerando densas discussões.
Abel contra o muro
(Direção: Alexandre B. Borges (SP). Duração 50min.)
Abel vive na periferia da cidade e fora criado por sua tia sem sair de casa. Curioso, ele observa a realidade ao seu redor através de um buraco no muro. Fruto deste isolamento desenvolveu seu dom para esculturas, trabalho que acabou por se tornar a principal fonte de renda de sua casa. Abel caminha para o desconhecido quando os meninos de sua rua o convidam para sair. Ele luta não apenas em busca de sua liberdade física e por espaço, mas contra hipocrisia e as mentiras que sempre estiveram ocultas ao seu redor.
Dia 23 de setembro - MOSTRA DE MÚSICA E VIDEOCLIPES
Futurando (Leo Chermond/PA) - 3 min19 s
Eu e você (Transmissor/MG) - 3 min 20 s
Jacques Villeneuve Experience (Aeromoças e Tenistas russas/SP) - 6 min 31 s
Mugo (Mugo/GO) - 3 min
O Homem Moderno (O Jardim das Horas/CE) - 5 min
The snobs (Duas pra lá, duas pra cá/SP) - 4 min 08 seg
Subirusdoistiozin (Criolo/SP) - 6 min 7 seg
Karol Conka (Boa Noite/PR) - 3 min 10 s
Mosaico Abstrato (Cabocrioulo/AM) - 4 min 17 s
Amarelasse (Mini Box Lunar /AP) - 3 min 53 s
Um dia normal (Canino Song/ CE) - 5 min 10 s
Pétrea (Clamus/CE) - 4 min 56 s
Factoring Sarcasm (Facada/CE) - 2 min
Mães de Metal (Documentário/CE) - 20 min
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Inscrições abertas!
Confira a programação e garanta já a sua vaga!
sábado, 10 de setembro de 2011
Debate sobre políticas para o audiovisual independente é destaque no lançamento da SEDA N/NE
Gerardo Damasceno, Vitor Grilo e Samir Raoni (no telão) / Foto: 1Bando |
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Amanhã: lançamento!

Foto: SEDA de Boa Vista e Manaus - MASSA COLETIVA
É amanhã galera!
Lançamento da Primeira Semana do Audiovisual Norte Nordeste do Circuito Fora do Eixo. Na pauta, a produção audiovisual independente em uma sociedade em rede.
Para falar sobre esse tema, a organização e seus colaboradores irão trazer figuras bem interessantes, profissionais e pensadores sobre a área.
Vamos conhecer mais sobre alguns desses convidados?
Vitor Grilo
Além de designer, videomaker e fotógrafo, é diretor de criação da 1Bando, frente de design e audiovisual da Rede Ceará de Música (Redecem), ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo. Vitor atua constantemente em produções audiovisuais de eventos culturais, como o ForCaos, a Feira da Música e o Ponto.CE.
Samir Raoni
Produtor Cultural, Oficineiro de Web-Ativismo-Digital e Produção. Também é representante da Comissão Paraense de Pontos de Cultura no GT Audiovisual e do Casarão Cultural Floresta Sonora no Pará.
Serviço
O que? Lançamento da 1ª Semana do Audiovisual Norte-Nordeste (SEDA N /NE)
Quando? 09/09/2011
Que horas? 18h às 20h
Onde? Auditório do Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Quanto? Programação gratuita
--
Blog: http://seda-nne.blogspot.com/
Twitter: @SEDAN_NE
Fan Page Facebook: http://www.facebook.com/sedanortenordeste
e-mail: sedacomunicacao@gmail.com
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Lei do Audiovisual está para ser sancionada: o que você acha disso?
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Audiovisual do Estado de São Paulo, Roberto Moreira, a lei corre pouco risco de não ser aprovada, pois o projeto é fruto de um acordo dentro de toda a cadeia produtiva do setor.
Entre outras ações da lei, está a criação de cotas para veiculação de programação nacional nos canais de televisão estrangeiros e a abertura de TV por assinatura para as operadoras de telefonia e empresas de capital estrangeiro.
A criação dessas cotas está gerando polêmica entre os profissionais da produção audiovisual independente. Dê a sua opinião, tanto em nosso blog quanto estando presente no lançamento da SEDA N/NE, dia 09 de setembro, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, às 18h.
Para discutirmos e refletirmos, teremos uma mesa intitulada “A Produção de Audiovisual Independente no Norte-Nordeste do Brasil e suas perspectivas em uma sociedade em rede”, com a presença de grandes nomes da área.
Venha conferir!
SERVIÇO:
Lançamento SEDA N/NE - Prévia do Ponto.CE
9 de Setemebro às 18 hrs
Auditório do Dragão do Mar
Entrada Gratuita
Rede Olhar Brasil: Você sabia?
A política apóia a produção audiovisual independente com a disponibilização gratuita, para realizadores audiovisuais, de equipamentos, suporte técnico e a realização de atividades de aprimoramento profissional.
Formado por uma rede de cooperação audiovisual, o programa reúne 11 estados brasileiros que se interligam a partir de pontos com infra-estrutura de produção em tecnologia digital, chamados de Núcleos de Produção Digital. Os Núcleos também têm atuação em educação audiovisual e, em inédita parceria no campo das políticas públicas, realizam convergência entre produtores, poder público e mercado, nas esferas estadual e regional.
Cada Núcleo é norteado por um modelo de gestão com a participação das entidades parceiras e de representantes da produção independente local. Os núcleos têm um plano de ação, que será avaliado 24 meses após sua implantação.
Forma de Seleção de Projetos - Via edital
Parcerias – Secretaria do Audiovisual e governos estaduais do Acre, Goiás, Piauí, Pará e Alagoas, governos municipais de Aracaju, Fortaleza, Belo Horizonte, Curituba e Salvador, além da Universidade Federal da Paraíba.
Para mais informações, visite http://www.cultura.gov.br/blogs/rede_olhar_brasil
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/09/rede-olhar-brasil/
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Quer fazer uma SEDA?
Em 2010 o Clube de Cinema, frente de trabalho da linguagem audiovisual no Circuito Fora do Eixo, propôs a itinerância da SEDA, realizando atividades de formação e fruição audiovisual nas cidades de Santa Maria (Rio Grande do Sul), Bauru (São Paulo), Boa Vista (Roraima) e Cuiabá (Mato Grosso). Hoje, mais de 30 cidades realizam o evento.
Em Fortaleza, a Primeira Semana de Audiovisual Norte Nordeste será realizada de 19 a 24 de setembro na Vila das Artes, com uma programação de mostra, oficinas, paineis e show musical.
PARA FAZER UMA SEDA NA SUA CIDADE
O primeiro passo para o produtor interessado em realizar a SEDA na sua cidade é ler o regulamento disponível no site do Circuito Fora do Eixo. A partir dele, é possível construir a programação do evento com total liberdade para insersão de oficinas, mesas, mostras temáticas e, é claro, um evento de confraternização, trazendo para a Semana do Audiovisual a música, dança, exposições e outras formas de fruição cultural.
Saiba Mais www.foradoeixo.org.br/seda
